Se você é um fã de cinema, provavelmente tem uma lista de filmes que gostou particularmente. Em 2016, uma das grandes sensações foi La La Land, um musical que levou Hollywood de volta para a era de ouro dos musicais.

Dirigido por Damien Chazelle, o filme conta a história de Mia (Emma Stone), uma aspirante a atriz, e Sebastian (Ryan Gosling), um pianista de jazz que sonha em ter seu próprio clube de jazz. Juntos, eles enfrentam os altos e baixos de suas carreiras e relacionamento enquanto perseguem seus sonhos em Los Angeles.

A trilha sonora original é uma das grandes razões pelas quais La La Land foi tão aclamado pela crítica. Com canções como City of Stars e Audition (The Fools Who Dream), o filme apresenta um som que é ao mesmo tempo nostálgico e moderno. A coreografia também é impressionante, com números elaborados que apresentam as habilidades de dança de Stone e Gosling.

A história em si é simples, mas eficaz. Enquanto alguns críticos apontam que o final pode ter sido decepcionante, outros apreciaram a mensagem subjacente de que perseguir seus sonhos pode ter um preço, mas valerá a pena no final. Alguns também viram La La Land como uma homenagem a Hollywood e aos musicais clássicos que ajudaram a definir o cinema americano nos anos 20 e 30.

Enquanto o filme foi muito bem recebido no Festival de Cinema de Veneza e no Festival Internacional de Cinema de Toronto, alguns críticos foram menos entusiastas. Alguns sentiram que as músicas nem sempre combinavam bem com a história e que a química entre Stone e Gosling era um tanto forçada.

Apesar das críticas, La La Land foi um grande sucesso de bilheteria e ganhou vários prêmios, incluindo sete Globos de Ouro e seis Oscars. É sem dúvida um dos filmes mais comentados do ano e um favorito entre muitos cinéfilos.

Em resumo, La La Land é um filme emocionante, nostálgico, moderno e alegre, que cativou muitas pessoas em 2016. Embora tenha seus defeitos, é um filme que vale a pena assistir e que celebra a magia do cinema e do amor.

Em uma época em que o cinema muitas vezes parece estar dominado por sequências e adaptações de quadrinhos, La La Land foi uma evidência de que ainda há espaço para filmes originais e de qualidade. Se você ainda não viu, recomendo que assista e decida por si mesmo se é realmente o melhor filme de 2016.